Intervenção: Intenção (Ideias Abstrata e Concreta)

Entre os dias 2 e 12 de Junho estivemos trabalhando na intervenção na Praça Niemeyer, Diamantina.
Através de entrevistas, o grupo chegou ao conceito do objetivo principal da intervenção. Em primeiro lugar, percebemos que através das histórias, o prédio foi bastante degradado, perdendo a atratividade para as pessoas e se acabou se tornando um lugar de de práticas ilícitas. Por isso, a ideia era provocar a permanência das pessoas no lugar, abrindo os olhos das pessoas que estavam acostumadas a ver esse lugar como inóspito, para entender o potencial de uso existente. Além disso, ser local de interação da pessoas, não somente de passagem.

Dessa forma, para atrair a população do bairro, incluímos trabalhos realizados pelas crianças de uma Escola Fundamental para ser expostos em móbiles maleáveis no segundo andar do prédio, acompanhando a temática da performance, de lá ser um local que representa a liberdade. Além disso, escrevemos setas que apontavam para o prédio a partir da rua mais movimentada próxima.
Na parte inferior construímos um emaranhado de fitas na parte frontal e no meio. As do meio tinham sensores que acionavam vários tons de sinos, recordando a parte histórica da cidade. Essas mesmas fitas também mudavam os slides da projeção que estava mudada mais a frente. O conteúdo dessa projeção era sobre um projeto de aulas de Parkour que existem no local. Para a montagem de tudo isso, o grupo fez uso das medidas do prédio cedidas pela prefeitura, reproduzidas no SketchUp.

Parte da Planta do Prédio

Projeção de Slides sobre o Parkour 


Mobiles Contendo os Desenhos das Crianças




Comentários