Postagens

Mostrando postagens de maio, 2017

Apropriação do espaço público com o corpo

   As relações sociais são espaciais, ou seja, cada uma das relações existentes partem de espacialidades, e isso que as fazem particulares. A apropriação do espaço social é uma prova disso, pois ela acontece segundo a necessidade ou vontade de um indivíduo. O parkour,  por exemplo, usa aspectos do espaço como um obstáculo a ser transposto, deixa suas marcas no próprio espaço(físico), mas também na forma em que as pessoas vêem esse lugar. Outro movimento, os chamados rolezinhos, surgiram como forma de manifestação a favor dos bailes funk continuarem a acontecer nas ruas do Rio, passaram a se tornar reincidentes em todo o país, mas não pelo mesmo motivo, o movimento foi se recriando, passando até a ser um meio de entretenimento.     À respeito da análise da sociedade, entre vários que estudiosos, a Teoria da Deriva e Flaneur apresentam teorias interessantes. A teoria da Deriva é a renuncia dos métodos anteriores ou caminho lógico por determinado tempo, send...

A arquitetura é uma big-roupa? Atualizado

Imagem
Dos muitos pontos que caracterizam a roupa, nada se diferem do que é a arquitetura. Em nossas discussões surgiu a palavra: inconsútil. Traço que tanto a arquitetura podem ter. A experiência social que temos com o uso da roupa ou da arquitetura se diferem, pois a roupa tende a estar "mais perto" dos nossos corpos, aquilo que nos representa no mundo. A arquitetura tem uma dimensão "maior" que a roupa, mas isso é muito superficial pra se considerar um argumento que prova uma diferença entre roupa/arquitetura.

Croquis- Cosmococa (Inhotim)

Imagem
Cosmococa (Interno) - Sala da Piscina   Cosmococa ( Externo) - Vista da entrada

Croqui - Museu de Arte da Pampulha

Imagem

Formas de percepção: Mediada e Imediata/ Realidade Virtual

Imagem
   A ferramenta Google Street View é um grande passo tecnológico em meio às ferramentas de localização. Como todos sabem, é um a ferramenta que proporciona uma vista da rua em um certo momento. Sem dúvidas auxilia na localização e visualização de um lugar conhecido ou não. Mas não só isso.    Através do Google Street View é possível ter uma experiência diferente de espaço-tempo. A vista está limitada a data e a posição dos elementos, animados e inanimados, na foto. Assim, é possível ver faixadas que futuramente foram mudadas, ruas que mudaram de sentido, pichações que foram pintadas, e, isso tudo dependendo da atualização do banco de imagens.    O que essa ferramenta ainda não proporciona é a experiência multi-sensorial que a percepção real proporciona. De fato, na experiência real é incomparável a percepção do espaço-tempo. Mas, fica na curiosidade o que daqui um tempo veremos a realidade virtual fazer.

Croqui - Parque Municipal (Bebedouro)

Imagem